segunda-feira, 30 de março de 2009

Imóveis Supervalorizados

A exemplo de outras cidades no país, o mercado de imóveis de Fortaleza está vivendo a síndrome da supervalorização dos imóveis. Vários fatores levaram a isso, e é sobre estes fatores que irei comentar neste “post”.

                A oferta maior de crédito por parte dos bancos e construtoras, a diminuição da taxa de juros, aumento do prazo, aumento do poder aquisitivo da população e a diminuição da quantidade de áreas disponíveis para novas construções são, no meu ponto de vista, os grandes motivos para esse aumento no valor dos imóveis em Fortaleza nos últimos anos.

                Me impressiona ter constatado em minhas pesquisas de mercado para meus clientes, imóveis novos e recém entregues (prontos para morar), a serem vendidos num valor inferior do que imóveis ainda em fase de pré lançamento (na planta, e com um prazo de 3, 4 anos para serem entregues), mas com as mesmas características. Tudo bem que as construtoras exigem uma entrada um pouco maior para imóveis já prontos e esticam mais o pagamento para imóveis em fase de pré-lançamento, mas realmente não vejo razão para tal reajuste, pois o imóvel pronto, inclusive já dá condições de ser aprovado o financiamento pelo banco ou a ser usada a carta de crédito pelo consórcio.

                Creio que a falta de áreas disponíveis para novas construções seja uma razão para o aumento no valor dos terrenos, e conseqüentemente, no valor de venda dos imóveis. Mas não vejo razão para, por exemplo, um imóvel sendo lançado no bairro da Messejana ou da Maraponga, em um terreno que não tem tanta valorização, ser vendido pelo mesmo preço de um apartamento recém entregue no bairro da aldeota, Dionísio Torres ou Meireles por exemplo.

                A grande maioria das pessoas não tem o real conhecimento do mercado imobiliário, e se encantam pelos ótimos prazos, pela taxa de juros menor, pela facilidade no cadastro para a compra, pelo “oba-oba” que se formou em torno do mercado e acabam se deixando levar pela empolgação e comprando imóveis “aleatoriamente”, muitas vezes sendo explorados e pagando valores acima do que realmente seria justo pagar pelo imóvel “X” ou “Y”.

                Pese na balança de precisão os prós e os contras de cada opção de compra que seu corretor lhe der. Não pense só no custo e nem pense só no benefício. É necessário que custo e benefício sejam analisados juntos para que se possa chegar a uma conclusão mais acertada em relação á compra.

                As opções são muitas, para todos os bolsos e gostos, porém com essa supervalorização, quanto menos você tiver para pagar e mais precisar parcelar, mais caro sairá seu imóvel e mais ainda vai pagar de juros. Vale o sacrifício de pagar 2x o valor do imóvel só de juros? Comprar um imóvel mais caro, só pelo simples fato de poder ter mais prazo para pagar? Isso só quem realmente vai poder responder é você! Existem casos e casos. O seu pode se aplicar nesta situação, mas como falei: pese na balança de precisão o custo e o benefício; se os 2 estiverem em sintonia á sua necessidade, ótimo; se não estiverem, espere mais um pouco e não tenha pressa, pois imóvel é um bem na maioria das vezes, para a vida toda.

Marco Duarte
 
Fort - Negócios Imobiliários
Av. Beira Mar, 3190. Sala 03 (Térreo)
Bairro Meireles - Cep: 60.165-121
Fortaleza - Ceará - Brasil
 
+ 55 85 9973-4337
+ 55 85 8753-0763
+ 55 85 3242-0915
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário