segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Setor imobiliário prevê retomada de crescimento

Recursos em abundância, demanda em expansão e novos produtos surgindo no mercado. São muitas as boas notícias que fazem a festa do setor imobiliário local. Toda esta euforia é fruto da retomada da economia pós-crise


Imobiliárias e construtoras comemoram o crescimento dos financiamentos e a retomada do mercado. Com o desenvolvimento econômico, queda do receio da população em perder o emprego e redução dos juros, a concessão de crédito à pessoa física já causa euforia em 2010.

Segundo avalia o presidente da Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará (Coopercon), Otacílio Valente, o entusiasmo do mercado é justificável, já que o Brasil se saiu muito bem durante o cenário de crise econômica internacional, recebendo o reconhecimento mundial e se firmando como um lugar de destaque para se investir.

Valente confirma que as classes D e E serão as mais beneficiadas com os financiamentos, no entanto, diz que o crédito vai fomentar toda a economia, não apenas os pertencentes à baixa renda. ``Teremos investimentos em obras públicas e também o início da preparação para a Copa do Mundo de 2014. Isto é bom para o setor``, lembra.

O acesso aos financiamentos impulsiona o setor como um todo. ``Muitos melhoram a qualidade de moradia, mudam para bairros menos populares, reformam apartamentos ou simplesmente investem``, analisa Valente.

O bancário aposentando, Marcos Freire, procura ao lado da filha, Maria Claudia, um apartamento especialmente para investimento. ``É o segundo imóvel dela e vai servir como uma forma de rendimento extra`` explica.

Ele confirma o bom momento do setor como investimento e usa como exemplo seu próprio apartamento. ``Minha vizinha vendeu o imóvel dela cerca de 150% mais caro do que paguei pelo meu, há cinco anos``, contou.

Corrida
O sócio da construtora Columbia, Thiago Lourenço, diz que a empresa trabalha com financiamento próprio e mesmo assim não tem problemas de crédito. ``A expectativa para 2010 é muito boa. Saímos rápido da crise e o mercado respondeu também de forma veloz. O receio dos consumidores já passou``, avalia.

Lourenço adianta que a construtora está com duas obras em andamento, sendo que em uma já foram negociados 92% das unidades e, em outra, 50% dos apartamentos já têm dono. ``Só nos primeiros dias do ano vendemos quatro imóveis. E olha que são negócios bons, sem grandes descontos``, comemora.

Otimismo
Ele acredita que as políticas públicas do País são importantes para o crescimento do setor imobiliário, tanto para o financiamento das obras como para o das vendas.

Além de presidente da Coopercon, Otacílio Valente também é sócio-diretor da incorporadora Colméia. Ele diz que 2010 será um ano divisor de águas para o setor imobiliário. Com canteiros de obras em quatro cidades do Brasil, Natal, Fortaleza, Manaus e Campinas, o empresário não tem do que reclamar em relação ao setor em 2010. (Carlos Henrique Coelho)


E-Mais

SIMULAÇÃO
> O Simulador da Caixa tem se tornado uma importante ferramenta a serviço dos clientes interessados em obter informações sobre financiamentos habitacionais. Disponível na página do Banco na internet (www.caixa.gov.br), o simulador mostra, ainda, o cálculo do Custo Efetivo Total (CET). A inclusão do CET atende resolução do Banco Central e permite que o usuário saiba, efetivamente, quanto
custará o empréstimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário